(: » EVENTOS » :)  

 

Concerto: Integral das Sinfonias de Beethoven

 

Setúbal, 28 de julho (SMCI) – A Orquestra Metropolitana de Lisboa estreia-se na interpretação integral das nove sinfonias de Ludwig van Beethoven, numa série de quatro concertos a ter lugar entre os dias 15 e 18 de setembro, no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal.

 

O ciclo de atuações, sob direção do maestro Pedro Amaral, encerra musicalmente o programa de Comemorações dos 250 anos do Nascimento de Bocage, a decorrer desde 15 de setembro de 2015, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal.

 

Os concertos incluem as interpretações de Ana Paula Russo, soprano, Cátia Moreso, mezzo-soprano, Marco Alves dos Santos, tenor, e André Henriques, baixo, além do coro Voces Caelestes, conduzido pelo maestro Sérgio Fontão.

 

A estreia nacional do Integral das Sinfonias de Beethoven da Orquestra Metropolitana de Lisboa está, assim, marcada para o Dia de Bocage e da Cidade, 15 de setembro, às 21h30, com a interpretação das sinfonias N.º 1., N.º 2 e N.º 3 (Eroica).

 

Seguem-se, sempre com início às 21h30, a 16 de setembro, as sinfonias N.º 4 e N.º 5, e, a 17, as sinfonias N.º 6 (Pastoral) e N.º 7.

 

A terminar, no dia 18 de setembro, com hora marcada para as 16h00, estão reservadas as sinfonias N.º 8 e N.º 9 (Coral – Ode à Alegria).

 

Os bilhetes para este programa especial já se encontram à venda e podem ser adquiridos por espetáculo, com o valor de 15 euros para a plateia e de 13 euros para o balcão, ou através do Pack 4 Concertos e Fim de Semana, que dá acesso a todas as atuações por 39 euros para a plateia e 30 euros para o balcão.

 

Este pacote especial de entradas inclui vales de desconto até 20 por cento em hotéis e restaurantes.

 

Os bilhetes encontram-se à venda no Fórum Luísa Todi e em www.bol.pt.

 

Programação para os meses de julho, agosto e setembro, no Auditório José Afonso.

EVENTOS PASSADOS

Música e fotografia à prova

O 11.º Concurso de Bandas de Garagem e a 12.ª Meia Maratona Fotográfica, inseridos no programa m@rço.28 de 2015, iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal comemorativa do Mês da Juventude, já têm as inscrições abertas.

No mês mais jovem do ano, talentos musicais dão-se a conhecer no 11.º Concurso de Bandas de Garagem de Setúbal, iniciativa que pretende estimular o trabalho desenvolvido por grupos nacionais em formação e proporcionar uma oportunidade de mostrarem o que valem.

O concurso, com inscrições até 15 de fevereiro, está aberto a bandas de todo o País, sendo composto por cinco fases, uma pré-eliminatória, só para os grupos setubalenses, a 28 de fevereiro, três eliminatórias, a 7, 14 e 21 de março, e a final, no dia 28, sempre às 22h00 na Capricho Setubalense.

As bandas nacionais interessadas em participar devem entregar a ficha de inscrição respetiva, que, a par do regulamento da prova, estará disponível na página da Câmara Municipal de Setúbal, em www.mun-setubal.pt, podendo também ser solicitada através do endereço gabjuventude@gmail.com ou no Gabinete da Juventude da Autarquia, situado na Casa da Cultura, junto da Praça de Bocage, com o telefone 265 236 168.

A ficha de inscrição deve ser acompanhada de fotografia da banda, três temas originais, em suporte digital, e respetivas letras.

Os vencedores do Concurso de Bandas de Garagem ganham 1000 euros. Do segundo ao quinto lugares são atribuídos 700, 500, 200 e 100 euros, respetivamente. A melhor banda do concelho de Setúbal é premiada com 500 euros.

O Mês da Juventude em Setúbal, uma parceria da Autarquia com entidades e movimento associativo do concelho, promove talentos noutras áreas, como a da imagem, que dispõe de um concurso próprio.

"Bocage: Vida e Obra", com o propósito de assinalar os 250 anos do nascimento do poeta, é o tema proposto aos participantes na 12.ª Meia Maratona Fotográfica de Setúbal, que decorre no dia 7 de março, numa iniciativa que, ao longo de 12 horas, junta fotógrafos amadores de diversos pontos do País. As inscrições, até dia 27 de fevereiro, custam 7,5 euros. 

Cada concorrente da 12.ª Meia Maratona Fotográfica de Setúbal, que se realiza entre as 10h00 e as 22h00, tem de efetuar, no mínimo, uma fotografia para cada um dos 12 subtemas revelados em postos de controlo, podendo optar pelo suporte digital ou analógico.

O júri atribui prémios aos três melhores trabalhos em cada um dos subtemas que compõem o desafio, além de eleger a melhor fotografia, independentemente do suporte utilizado.

Tal como o 11.º Concurso de Bandas de Garagem de Setúbal, a ficha de inscrição e o regulamento da 12.ª Meia Maratona Fotográfica ficam disponíveis em www.mun-setubal.pt e podem ser solicitados em gabjuventude@gmail.com ou no Gabinete da Juventude.

O m@rço.28, programa que assinala o Mês da Juventude em Setúbal, conta com um conjunto variado de iniciativas, para todos os públicos, como cursos, jogos, palestras, workshops, visitas culturais e espetáculos.

As inscrições para o VII Concurso de Fado Amador de Setúbal, 

competição organizada pela Câmara Municipal e pela 

Sociedade Musical Capricho Setubalense, aberta a cantores de

 todos os pontos do País, decorrem entre os dias 2 e 28 de janeiro.

REGULAMENTO

Os candidatos, com idade igual ou superior a 16 anos em 2015, devem inscrever-se com cinco fados, sendo a seleção feita através de audições a capella, perante um comité constituído por três convidados da organização.

Os fadistas amadores que venham a ser selecionados pelo júri participam numa das duas semifinais, nos dias 7 e 14 de fevereiro, às 21h30, na Capricho Setubalense, sendo apurados pelo menos três concorrentes em cada uma dessas eliminatórias.

A sétima edição do Concurso de Fado Amador de Setúbal culmina com uma gala, a 21 de fevereiro, na qual é conhecido o vencedor, que recebe um prémio monetário de 500 euros e tem atuação garantida na Feira de Sant’Iago.

Ao segundo e terceiro classificados são entregues 250 e 125 euros, respetivamente, enquanto o fadista eleito pelo público, no final do espetáculo, é premiado com 125 euros e com a possibilidade de subir ao palco da Feira de Sant’Iago.

As inscrições, gratuitas, são feitas na Divisão de Cultura da Câmara Municipal, na Rua Regimento de Infantaria 11, n.º 7, ou através do contacto eletrónicodicul@mun-setubal.pt. Os candidatos devem entregar uma fotocópia de documento comprovativo da idade.

O regulamento do Concurso de Fado Amador de Setúbal, iniciativa que conta com o apoio da Fundação Buehler-Brockhaus, que oferece os prémios monetários, e da União das Freguesias de Setúbal, enquanto a Rádio Amália é a media partner, está disponível em www.mun-setubal.pt.

“STB Christmas Market”

Decorre entre os dias 12 e 24, na área da Praça de Bocage, em Setúbal.

A iniciativa de estímulo do artesanato local, organizada pela Câmara Municipal, está integrada no “Natal na Baixa”, programa que promove o comércio tradicional, durante o qual decorrem diversas animações.

 

Artesanato em cortiça, tecido e pedra, bordados, peças em crochet, artes plásticas, bijutaria e gastronomia são algumas das propostas para os 13 dias do mercado de Natal, com cerca de vinte casinhas rústicas de madeira, além de bancas com venda de produtos diversificados.

 

O “STB Christmas Market”, que funciona todos os dias das 10h00 às 21h00, inclui, ao fim de semana, um mercado de usados junto da Casa da Cultura e bancas de artesanato nas arcadas dos Paços do Concelho.

“Natal em Setúbal 2014”

programa

Concertos, exposições, animação de rua, teatro, dança e artesanato integram um vasto programa, dinamizado ao longo de dezembro, que assinala a quadra natalícia em Setúbal, com atividades para toda a população.

 

A atividade solidária “10 milhões de estrelas. Um gesto pela paz”, com venda de velas, entre os dias 4 e 24, das 10h30 às 19h00, na Praça de Bocage, é um dos muitos eventos do “Natal em Setúbal 2014”, programa desenvolvido pela Câmara Municipal em parceria com várias associações, coletividades e instituições do concelho e juntas de freguesia.

 

No âmbito da iniciativa da Cáritas Diocesana de Setúbal, no dia 6, das 14h30 às 22h00, há colocação de estrelas e manifestações culturais natalícias.

 

O programa envolve, entre os dias 6 a 24, de segunda a sexta-feira, das 15h30 às 18h30, e sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 12h00 e das 15h30 às 18h30, a presença do Pai Natal, de duendes e muita animação no Largo da Misericórdia.

 

Entre 12 e 24 está aberto, entre as 10h00 e as 20h00, a feira de Natal STB Christmas Market, na Praça de Bocage e em pontos da Baixa comercial.

 

Durante o mês de dezembro, de segunda a sexta, às 10h00 e às 14h30, realiza-se a animação de leitura “Pai Natal, Pai Natal, quem és tu afinal”, baseada no livro homónimo de Fernando Bento Gomes, que realça valores como a amizade, a entreajuda e a solidariedade, através da fantasia e do sonho, para crianças dos 3 aos 10 anos, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

 

Com o intuito de assinalar a quadra natalícia em Setúbal, o programa municipal tem patente um presépio no Largo do Poço do Concelho até dia 6 de janeiro

 

Um ciclo de atuações musicais nas igrejas e capelas de Azeitão decorre de 6 de dezembro a 11 de janeiro, num conjunto de atividades de entrada livre promovidas pela junta de freguesia local.

 

No dia 6, às 09h00, um torneio de cadetes Torregri 1 realiza-se na Piscina Municipal das Palmeiras e, uma hora depois, enquadrado no programa “Ativo dos 0 aos 100”, há uma “Manhã Ativa e Solidária – Atividade de Marcha e/ou Corrida”, com partida e chegada no Parque Urbano de Albarquel.

 

No mesmo dia, às 16h00, o Conservatório Regional de Setúbal, de entrada livre, dá um concerto de Natal na Igreja de S. Simão e, às 21h30, realiza-se o “VII Por Terras do Sado – Festival de Tunas da Tasca”, no Fórum Municipal Luísa Todi, com preços a 4 euros para o público em geral e de 3 para estudantes.

 

Uma série de iniciativas de entrada livre animam, também a 6, o Mercado do Livramento, no “Natal no Mercado”, como uma atuação das tunas Sadina e Tasca, entre outras, das 15h00 às 19h00, a tertúlia “Empreendedorismo em Setúbal”, das 15h30 às 17h30, e uma exposição de decorações ecológicas de Natal realizadas pelas escolas do concelho, com inauguração às 16h00.

 

No dia seguinte, a 7, realiza-se novo torneio de cadetes Torregri 1 pelas 09h00, na Piscina das Palmeiras, com a parte da tarde, a partir das 17h00, no Club Setubalense, a ser preenchida pela Gala Anual de Piano do Conservatório Regional de Setúbal.

 

Alunos do 1.º ciclo e público em geral podem ver, dia 9, às 10h30 e às 14h30, e a 10 e 11, às 10h30, o teatro para escolas “Às Avessas”, na Casa da Cultura, com entradas a 2 euros.

 

Utentes de centros de dia e populares reúnem-se numa manhã de troca de experiências de vida para discutirem “Como era antigamente o Natal?”, no dia 10, a partir das 10h00, no Polo da Gâmbia da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, atividade da junta de freguesia local.

 

O programa “Natal em Setúbal 2014” prossegue no dia 11 com a exibição do filme “Bad Santa – Anti Pai Natal”, de Terry Zwigoff, às 21h30, na Casa da Cultura, com entradas a 1 euro.

 

Entre os dias 12 e 14, em Azeitão, realiza-se o “Natal no Bosque Encantado e Venda de Natal”, iniciativa do programa “Espírito de Natal em Azeitão”, da junta de freguesia, na qual se apresentam peças alusivas aos frutos da região que habitualmente são consumidos na ceia de Natal, em formato grande, como nozes, laranjas e limões, criadas por escolas e infantários da região.

 

O “Natal no Bosque” inclui a Azeitão Solidária, que proporciona momentos de partilha entre os presentes. No primeiro dia, está aberto das 16h00 às 20h30, no segundo das 10h00 às 21h00 e no terceiro das 10h00 às 20h00.

 

No dia 12, as crianças da freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto de Guerra divertem-se numa festa natalícia, a partir das 10h00, na Cooperativa de Habitação e Construção Económica Força de Todos.

 

No mesmo dia, às 21h00, na Igreja de S. Sebastião, há um concerto de Natal, evento dinamizado pelo Conservatório Regional de Setúbal com a participação da orquestra de violinos Paganinus.

 

No dia seguinte, a 13, decorre, entre as 09h00 e as 18h00, na Piscina Municipal das Manteigadas, um Torneio de Natal de Kayak-Polo.

 

Na parte da tarde, a partir das 15h00, o Museu do Trabalho Michel Giacometti acolhe o evento “Natal com Todos”, com música, dança e animação, com a participação de utentes da APPACDM de Setúbal.

 

O coro feminino TuttiEncantus, o coro do município Afina Setúbal e a Tuna de Aranguês dão um concerto de Natal às 16h00 nos Serviços Centrais da Biblioteca Pública Municipal.

 

Igualmente às 16h00, há uma atuação dos alunos da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, no Fórum Municipal Luísa Todi, com entradas a 4 euros.

 

No dia 14, realiza-se um novo torneio de kayak-polo na Piscina Municipal das Manteigadas, entre as 09h00 e as 18h00, e a partir das 11h00 há uma arruada de Pais Natal pelas ruas de Azeitão.

 

Mais tarde, entre as 14h00 e as 18h00, no Pavilhão Municipal das Manteigadas, realiza-se “O Natal dos Flamingos”, festival de patinagem artística pelos atletas do Clube de Patinagem do Sado.

 

Um baile com Ricardo Gonçalves e atuações do Grupo de Cantares do Centro Comunitário de São Sebastião e do Grupo Coral de Música Popular de São Sebastião decorrem, a partir das 15h00, na sede do Grupo Desportivo “O Independente”.

 

O “Natal em Setúbal 2014” continua na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, instituição que organiza, na sua sede, às 16h00, uma festa natalícia.

 

Para terminar o dia, a Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi promove um espetáculo de Natal no Fórum Municipal Luísa Todi, às 18h00, com bilhetes a 3,5 euros.

 

Ateliers de férias de Natal, na Biblioteca Municipal – Polo da Gâmbia, com entrada gratuita, mediante inscrição no local ou pelo telefone 265 708 209, realizam-se entre os dias 15 e 30, das 09h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.

 

No dia 16, às 10h00, há uma festa de Natal do projeto municipal dirigido a idosos e reformados “Desportivamente em Reforma”, no Pavilhão Antoine Velge.

 

Sessões especiais para as escolas do filme “Os Maias – Cenas da Vida Romântica”, de João Botelho, com Miguel Guilherme, João Perry, Graciano Dias, Pedro Inês e Maria João Pinho, para maiores de 12 anos, são exibidas no dia 16, às 10h00 e às 15h00, na Casa da Cultura, com marcações pelo endereço eletrónico dicul@mun-setubal.pt.

 

Para terminar as atividades de dia 16, há um concerto de Natal do Conservatório Regional de Setúbal, no Fórum Municipal Luísa Todi, às 21h30, com entradas a 3 euros.

 

Inserido na iniciativa “Cinema Cá em Casa – Natal”, é exibido, dia 18, às 21h30, o filme “Feliz Natal”, de Christian Carion, na Casa da Cultura, com ingressos a 1 euro.

 

A Orquestra Metropolitana de Lisboa e o Coro Sinfónico Lisboa Cantat interpretam duas obras de Mozart, num concerto de Natal, dia 19, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, cujos bilhetes custam 15 euros.

 

O programa inclui, a 20, às 15h00, uma atividade no Grupo Desportivo “O Independente” com animação, música, pinturas faciais e modelagem de balões. No final, Pais Natal motards distribuem brinquedos.

 

Mais tarde, às 16h00, são recitados poemas no evento “No Natal não podem faltar as palavras”, na Casa da Cultura e, uma hora depois, há um concerto de Natal do Conservatório Regional de Setúbal, na Igreja de São Paulo.

 

A continuar as atividades de dia 20, à noite, pelas 20h00, realiza-se a tradicional “Corrida de S. Silvestre do Sado”, prova desportiva com uma extensão aproximada de dez quilómetros, com início na sede da União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense.

 

Para finalizar as iniciativas do dia, são realizados quatro concertos de Natal, todos com início às 21h30. O Quarteto de Cordas de Sintra atua na Casa da Cultura, o Grupo Coral da Escola Secundária de Bocage anima a Igreja de São Paulo, o Coral Luísa Todi canta na Igreja de São Sebastião e a Orquestra Académica Metropolitana interpreta Mozart e Ravel no Fórum Municipal Luísa Todi, este a 5 euros a entrada.

 

“O dia mais curto”, uma sessão de curtas-metragens para crianças maiores de 4 anos, inicia as atividades do dia 21, às 10h30, na Casa da Cultura. A iniciativa volta a realizar-se às 16h00, com curtas-metragens europeias para maiores de 12 anos.

 

Simultaneamente, no Teatro de Bolso, é apresentada uma peça de marionetas para maiores de 4 anos, “Cabelos em pé!”, pelo Grupo Lua Cheia. Criança e adulto pagam 7 euros e um bilhete extra fica a 4.

 

No dia 25 é exibido, às 17h00, o filme “Conto de Natal dos Marretas”, para maiores de 6 anos, no Fórum Municipal Luísa Todi, segundo a obra de Charles Dickens “A Christmas Carol”.

 

O Teatro Animação de Setúbal encena a obra de August Strindberg “O Sonho”, dia 27 às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, numa sessão especial comemorativa do aniversário da companhia setubalense, cujas entradas são 5 euros. A peça é de novo apresentada a 28, às 16h00.

 

Neste dia, há outra peça de teatro, neste caso para o público infantil, “Pinóquio e a baleia branca”, às 11h00, na Casa da Cultura, com bilhetes a 8 euros para bebé e acompanhante e 5 por adulto acompanhante extra.

 

No dia 29 realizam-se, às 18h00 e às 21h30, no Fórum Luísa Todi, sessões especiais comemorativas do aparecimento do cinema.

 

Já no novo ano, dia 6, pelas 18h00, cantam-se as janeiras no Paços do Concelho e na Baixa da cidade.

EVENTOS PASSADOS

Comemorações Bocagianas: programa

 

 Setúbal festeja o Dia de Bocage e da Cidade, a 15 de setembro, com um vasto programa comemorativo que inclui não apenas atividades ao longo de todo o dia, mas também durante o mês.

 

Para o dia 15, feriado municipal em Setúbal, as iniciativas têm início logo às 09h00, a partir da varanda dos Paços do Concelho, onde se realiza a cerimónia do hastear da bandeira, seguindo-se, 15 minutos depois, uma deposição de flores no monumento ao poeta, na Praça de Bocage.

 

Na sessão solene evocativa do Dia de Bocage e da Cidade, com início às 09h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, são entregues as Medalhas de Honra da Cidade a personalidades e entidades do concelho e é prestada homenagem aos funcionários municipais recentemente aposentados.

 

A cerimónia termina com um apontamento musical da tuna da EB 2,3 de Bocage.

 

Além de eventos organizados pela Câmara Municipal, as Comemorações Bocagianas incluem, em paralelo, com o apoio da Autarquia, um conjunto de atividades promovidas pelo movimento associativo e outras instituições do concelho.

 

Continuando no dia 15, às 10h00, no Pavilhão Municipal João dos Santos, o Grupo Desportivo da Fonte Nova realiza um torneio de futsal.

 

Apesar do feriado, período em que os espaços municipais estão habitualmente encerrados, a Casa Bocage encontra-se aberta ao público entre as 15h00 e as 19h00.

 

As esculturas urbanas “O Zéfiro” e “Sardinhas” são oficialmente inauguradas durante a tarde do dia 15, às 15h00 e às 15h30, respetivamente.

 

A primeira, localizada na rotunda da Avenida Álvaro Cunhal, é da autoria de Sérgio Vicente. A segunda, de Luísa Perienes, pode ser apreciada na rotunda das Fontainhas. Ambas as esculturas contaram com o apoio mecenático da Fundação Buehler-Bröckhaus.

 

Daniel Pires, do Centro de Estudos Bocageanos, apresenta, às 16h00, na Casa da Cultura, a conferência “Bocage transgressor”.

 

Um livro, edição de luxo, e um conjunto de postais produzidos pela Câmara Municipal sobre o Retábulo do Convento de Jesus, considerado um dos expoentes máximos da pintura renascentista em Portugal, são apresentados ao público, às 17h00, na Galeria Municipal do Banco de Portugal.

 

O Lions Clube de Setúbal inaugura a sede social, às 17h30, nas instalações do antigo Banco de Portugal.

 

As atividades comemorativas previstas para o dia 15 terminam com a cerimónia de entrega de prémios do XVI Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, com início às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O concurso é organizado pela LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão.

 

O programa das Comemorações Bocagianas 2014 decorre entre os dias 6 e 28 de setembro, com inúmeras atividades ao longo do mês.

 

A “1.ª Serenata de Setúbal”, com fados de Coimbra, é promovida pelo Núcleo de Poesia de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal, no dia 13, às 21h30, na Praça de Bocage.

 

No dia seguinte, 14, a iniciativa “Paços do Concelho de Portas Abertas…” promove, a partir das 10h30, uma visita guiada àquelas instalações da Câmara Municipal. Inscrições através do endereço sprp@mun-setubal.pt.

 

À noite, a partir das 21h15, realiza-se uma arruada e um concerto da Banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense. A arruada decorre na Baixa comercial, enquanto o concerto tem lugar na Praça de Bocage, defronte da Casa da Cultura.

 

A 15.ª edição da tertúlia “Eis Bocage… Conversas de Botequim”, promovida pela Câmara Municipal em parceria com o jornal digital Setúbal na Rede, tem início às 22h00, no Pátio do Dimas, Casa da Cultura.

 

Ana Margarida Chora apresenta o livro “Diadema”, no dia 19, às 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

 

A iniciativa, do Centro de Estudos Bocageanos, inclui considerações sobre a obra por Lina Soares, declamações poéticas e a palestra “Do imaginarismo como nova expressão artística”, por Ana Margarida Chora.

 

O programa completo das Comemorações Bocagianas 2014 pode ser consultado em www.mun-setubal.pt.

Tertúlia: “Eis Bocage… Conversas de Botequim”

 

 A 15.ª edição da tertúlia “Eis Bocage… Conversas de Botequim”, que, como é tradição, é organizada no âmbito das Comemorações Bocagianas, realiza-se no dia 14, às 22h00, na Casa da Cultura, em Setúbal.

 

O encontro, de entrada livre e promovido pela Câmara Municipal e pelo jornal digital Setúbal na Rede, conta com as participações de representantes de várias entidades, como a Água Ardente, o Teatro Animação de Setúbal, o Teatro do Elefante e a Casa da Poesia, bem como de diferentes individualidades relacionadas com a atividade cultural local, nomeadamente Chocolate Contradanças, António Laertes, Sónia Colaço, Rui do Cabo e Albano Almeida.

 

Além do convívio e de trocas de ideias em torno de Bocage e da cultura setubalense, a tertúlia conta com vários momentos de poesia.

 

O público presente no encontro pode também participar com a leitura de poemas. No final é entregue uma oferta especial a quem apresentar o melhor texto inédito, com referências a equipamentos culturais municipais e a Bocage.

 

No decorrer da tertúlia, a realizar no Pátio do Dimas da Casa da Cultura, é oferecido caldo verde e vinho, moscatel e doces da região de Setúbal.

 

Antes do encontro a banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense realiza uma arruada na Baixa de Setúbal, com início às 21h15 e que termina com um concerto defronte à Casa da Cultura.

 

Ainda no dia 14, às 17h00, na Casa da Cultura, é inaugurada a exposição “A Canção do Mar”, dedicada aos artistas de Setúbal, a que se segue uma sessão musical, subordinada ao mesmo tema.

 

O programa municipal Comemorações Bocagianas, com atividades previstas ao longo de setembro, assinala em Setúbal o Dia de Bocage e da Cidade, feriado municipal que se cumpre no dia 15.

------------------------------------------------RETROSPECTIVA-----------------------------------------

Festa com sabores do estuário

Gastronomia, música, bailes, concursos, artesanato, jogos e danças tradicionais são atrativos da 15.ª Festa do Moinho de Maré da Mourisca, certame a realizar entre os dias 29 e 31

.A gastronomia do Estuário do Sado é um dos principais destaques nas diversas tasquinhas instaladas no recinto, na Herdade da Mourisca, também com stands dedicados aos produtos artesanais e espaços para as instituições e coletividades daquela área do território setubalense.

A qualidade dos produtos da região também está em evidência nos já habituais concursos de gastronomia, de doçaria e de licores que se realizam ao longo dos três dias do certame organizado pela Comissão de Festas do Moinho de Maré da Mourisca e juntas de freguesia do Sado e de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra.

s festividades, dinamizadas com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, arrancam no dia 29, às 19h00, enquanto a inauguração oficial decorre às 21h00, momento assinalado com um apontamento musical pela fanfarra dos Escuteiros do Agrupamento 64 de São José.

O primeiro dia de festa inclui, às 20h00, a inauguração da exposição “Brinquedos e Modelos em Madeira”, de Jorge Português, no Moinho de Maré, enquanto às 21h30 há danças de salão pela União Desportiva e Recreativa das Pontes. A animação continua às 22h00, com a música de Luís Portela e, às 23h00, com Ricardo Laginha.

O programa de dia 30 começa com um torneio de malha corrida, às 16h00, a que se segue, já à noite, uma exibição de sevilhanas. Depois, há música com Carina Martins, às 21h00 e, uma hora depois, um espetáculo com o grupo musical Banza. A fechar a noite, a partir das 21h30, há baile com André Patrão.

 

 

No último dia do certame, a 31, há um passeio de BTT, com partida do Moinho de Maré da Mourisca, e um passeio pedestre, com início na sede da Junta de Freguesia do Sado, ambos às 09h00. No período da manhã, às 11h00, realiza-se ainda uma missa campal.

À tarde, há um torneio de chinquilho, às 15h00, uma sessão de zumba fitness, às 18h00 e, uma hora depois, um minifestival de folclore com o Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão e os ranchos folclóricos do Bairro da Fraternidade de São João da Talha e Etnográfico “Os Águias do Alto Estanqueiro”.

A música continua às 20h45, com o duo Flávia e Rafael, enquanto o encerramento oficial das festividades, com a entrega de prémios dos concursos de gastronomia, doçaria e licores, decorre a partir das 21h30. Até ao fim da festa há animação musical com Cantares do Sado, às 22h00, e o grupo musical Duplo R, às 23h00.

FEIRA DE SANTIAGO 2014

O II Festival de Jazz de Verão de Setúbal, que começa este fim de semana, tem a decorrer uma campanha promocional de oferta de um CD à escolha de um dos artistas que constituem o cartaz.

 

O público que apresentar a prova de compra de quatro passes de acesso a todos os espetáculos do festival, organizado pela Setúbal Jazz School, pode escolher um álbum de um dos cinco conjuntos que vão atuar no Fórum Municipal Luísa Todi, sala de espetáculos onde decorre o evento entre os dias 19 e 20 e 25 e 27.

 

Para ter direito ao CD basta apresentar na bilheteira do Fórum Luísa Todi as provas de compra dos quatro passes. Pessoas diferentes podem juntar os passes que tenham adquirido para ter acesso a esta campanha promocional.

 

A oferta é válida ao longo de todo o festival, pelo que os interessados podem, inclusivamente, esperar pelo desfecho do último concerto de forma a facilitar a escolha do álbum que desejem levar para casa.

 

O II Festival de Jazz de Verão de Setúbal, organizado com o apoio da Câmara Municipal e da Antena 2, apresenta, no sábado, dia 19, o grupo de Joana Espadinha, que interpreta o álbum “Avesso”, caracterizado por ritmos de jazz e pop/rock, marcados por sonoridades acústicas e eletroacústicas.

 

No domingo, dia 20, sobe ao palco do Fórum Luísa Todi o projeto Nine WAys, liderado pelo guitarrista e compositor José Soares.

 

No fim de semana seguinte, a 25, realiza-se o concerto do pianista Pablo Lapidusa e do baterista e percussionista Joel Silva. O projeto “PianoBatuque” distingue-se pela improvisação e pelo uso frequente da bateria como instrumento melódico e do piano como acompanhamento.

 

Sofia Vitória apresenta, no dia 26, “By Love’s Soul”, álbum desenvolvido com o pianista Júlio Resende e o baterista Joel Silva.

 

A encerrar o festival, a 27, sobe ao palco do Fórum Luísa Todi o projeto Cinema & Dintorni Trio. Massimo Cavalli, Ricardo Pinheiro e Jorge Moniz recuperam temas de compositores italianos contemporâneos que fizeram história no mundo da Sétima Arte.

 

Todos os concertos têm início às 22h00. Os bilhetes para os concertos custam seis euros e os passes para todos os espetáculos do festival têm o preço de 20 euros.

 

As entradas podem ser adquiridas na bilheteira do Fórum Luísa Todi ou em www.bilheteiraonline.pt.

animação 11 de Julho de 2014
Música passa pelo Bonfim

Música, artesanato e animações infantis são pretextos para usufruir do Parque do Bonfim ao domingo, numa nova iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal, a decorrer, durante todo o dia, a partir do dia 13, no período de verão.

Em dois domingos de cada mês, entre julho e setembro, o “Há Música no Jardim” proporciona, entre as 10h00 e as 19h00, mostra de artesanato, venda de roupa em segunda mão, animações para os mais pequenos e, sempre às 16h00, música ao vivo.

Os Xaral’s Dixie são os primeiros a atuar no Bonfim, dia 13, neste evento que concilia o “Há Jazz nos Jardins”, atividade que durante os meses de verão passava por vários espaços verdes da cidade, com os certames “STB Urban Market” e a “Mostr’Arte!”.

Os restantes domingos do “Há Música no Jardim” são a 20 de julho, com Funky Jazz, 10 e 24 de agosto e 7 e 21 de setembro.

Os interessados em participar na venda de artigos usados e de artesanato devem inscrever-se através do telefone 265 545 180 ou do endereço dicul@mun-setubal.pt.

 

 

Festival: Rock no Sado

 

 A aposta na música portuguesa leva perto de três dezenas de bandas à segunda edição do Rock no Sado, evento a decorrer nos dias 15, 16 e 17, no Parque Sant’Iago, em Setúbal.

 

Richie Campbell, Boss AC e Xutos & Pontapés, a par de UHF e Alcoolémia, são cabeças de cartaz do festival setubalense, a realizar no recinto cedido pela Câmara Municipal de Setúbal, no qual são esperadas, ao longo dos três dias, mais de 40 mil pessoas.

A segunda edição do Rock no Sado, com dois palcos instalados no recinto das Manteigadas, aposta ainda na promoção de bandas jovens do distrito de Setúbal e inclui duas festas temáticas, da antiga discoteca Seagull e do bar Absurdo, com música afterhours por DJ.

 

O festival, com bilhetes diários a custar 15 euros e passes de três dias por 30 euros com direito a campismo, apresenta, no palco Arrábida, o principal, em concertos à noite, Richie Campbell e Klepht, no dia 15, Boss AC e Lemm Project, a 16, e Xutos & Pontapés, UHF e Alcoolémia, a 17.

 

Já o segundo palco, o “Sado”, destinado a bandas mais alternativas e em fase de crescimento, recebe, a partir de cerca das 16h00, no primeiro dia, a 15, Børge, Million Dollar Lips, Zop, Get a Dog, Ol’Jolly Roger, Electric Divinity e os vencedores do 10.º Concurso de Bandas de Garagem de Setúbal, os Dead Stone.

 

O mesmo espaço acolhe no dia seguinte, a 16, Switchtense, Hills Have Eyes, The Quartet of Woah, Low Torque, Fokker e Phazer, enquanto para o último dia do festival estão reservadas as atuações de União das Tribos, Karpe Diem, Um Zero Azul, Booster, Rysko e Gente Estranha.

 

Após os concertos, o festival não fecha as portas e a música continua pela noite dentro. No dia 15 realiza-se a festa “Remember Seagull”, com sets musicais característicos da antiga discoteca de Galapos pelo DJ Tó Patronilho, enquanto a 16 há o “Absurdo Party”, com o DJ Jovizindahouse.

 

Os bilhetes VIP, que dão acesso a uma área reservada e serviço de catering no recinto do Rock no Sado, estão também à venda. Estes ingressos custam 100 euros para o festival completo e 40 para cada um dos dias.

 

O festival inclui um parque de campismo gratuito com acesso a sanitários e duches, espaços de restauração e de comércio, uma zona de divulgação empresarial e institucional, uma área dedicada ao tema “Motas e Motards” e um parque de estacionamento gratuito para o público.

 

Para mais informações sobre o evento organizado pela CJP Produção de Eventos, com a parceria da Maya Eventos e o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, deve ser consultada a página www.rockriosado.pt.

STB Urban Market 27/07

https://www.youtube.com/watch?v=id2O7bpKIFs&feature=youtu.be&list=UUDKNw610fmd3i4VMZPosYEg